3° DATA DAY: a IAGen desafia o jornalismo, e a sustentabilidade da indústria de mídia depende da visão humanizada, da credibilidade e do uso correto da tecnologia

3° DATA DAY: a IAGen desafia o jornalismo, e a sustentabilidade da indústria de mídia depende da visão humanizada, da credibilidade e do uso correto da tecnologia

As sociedades estão cada vez mais digitais, isso vai se acirrar ainda mais e a inteligência artificial generativa (IAGen) está transformando de forma radical a indústria jornalística, com avanços e profundos desafios, mas a esperança das empresas de mídia e dos profissionais de comunicação reside em regras tradicionais que são a alma de uma profissão que reside mas alma da democracia: o jornalismo é sobre a verdade ou nao é nada; a verdade precisa de editores, a mentira não; e, finalmente, a próxima grande onda do jornalismo é o jornalismo. A elas, se soma agora outro fato importante: o jornalismo é o que está entre as sociedades e as big techs. Essas são algumas das mensagens do consultor Lucio Mesquita, do Innovation Media Consulting Group, na palestra final do 3° DATA DAY da ANJ, realizado nesta terça-feira (1°), na ESPM, em São Paulo.

Mesquita deu uma aula sobre o atual estado da indústria de comunicação no mundo e no Brasil. Segundo ele, diante da transformação social e nas configurações do trabalho imposta pela IAGen, é fundamental investir na mídia humanizada. ’Podemos usar a IAGen, mas não podemos ser derrotados por ela. As pessoas devem ser o princípio fundamental na integração da tecnologia com o jornalismo, que deve resultar em menos rotinas e mais reportagens’, disse. Segundo ele, as redações devem passar por mudanças profundas, necessariamente com o pessoal de gestão de produtos trabalhando lado a lado com os jornalistas.

Ao mesmo tempo, é preciso criar regras que impeçam o uso dos conteúdos noticiosos pelas startups de IA sem a devida remuneração, bloqueando quando  necessário e, claro, negociando licenciamentos. ’

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)

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