As empresas brasileiras precisam “criar a cultura” da privacidade de dados pessoais de seus clientes e funcionários, não apenas para se prevenir das punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas como estratégia de gestão para se tornarem mais competitivas. Este foi o consenso entre os especialistas que participaram do 2º Seminário sobre Privacidade e Proteção de Dados – LGPD Implementação na Prática, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), realizado na quinta-feira (17). “O tema exige uma atenção muito grande de todas as empresas. Como salvaguardar as informações pessoais ganha importância no controle de risco e no tratamento de informações”, afirmou Guilherme Scozziero, coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da FIERGS (Contrab), organizador do evento.
Segundo o advogado especialista em TI e mentor de LGPD Reges Bronzatti, a lei veio para mudar hábitos, conscientizar as pessoas e organizações, e “nos levar a outro patamar”. Ele participou do painel DPO (Data Protection Officer, o profissional dedicado a garantir que empresas sigam as leis de proteção aos dados pessoais), Responsabilidades e Papéis, ao lado da coordenadora jurídica e DPO da Dana Incorporated, Bruna Zani, e do advogado especialista da Be8, Adolfo Amorim.
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Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIERGS