Entidades de Comunicação desenvolvem guia para cobertura de eventos extremos

O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a agência de Comunicação DIX Conteúdo e Relacionamento, com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), desenvolveram o ‘Guia Básico para Jornalistas em Cobertura de Eventos Extremos – Preservando a Saúde Física e Mental em Situações de Intenso Estresse’. O material tem o objetivo de contribuir com profissionais e empresas de Jornalismo que atuarão com eventos de grande impacto coletivo.

O guia explica, de forma resumida, como ocorrem as coberturas de situações extremas, com dicas de como repórteres podem se preservar e como as lideranças podem proteger suas equipes. O material foi desenvolvido a partir da análise de artigos, vídeos e literatura sobre trauma, Comunicação de risco e de estudos do OBCOM, em uma parceria do grupo de pesquisa com a Dix em uma iniciativa pro bono.

Fonte: Coletiva.Net

“O melhor antídoto da desinformação é a ampliação da visibilidade”, afirma presidente da ANJ – Sindijore RS