Comprova lança projeto para enfrentar desinformação nas eleições municipais com 42 veículos de comunicação

Comprova lança projeto para enfrentar desinformação nas eleições municipais com 42 veículos de comunicação

Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), iniciou nesta quarta-feira, 10 de julho, o monitoramento e a verificação de conteúdos de desinformação relacionados às eleições municipais de 2024. Os editores e repórteres dos 42 veículos de comunicação que fazem parte do projeto estão reunidos na sede do Google, em São Paulo, para o ComprovaDay, evento que dá a largada para a cobertura.

O Comprova vai monitorar redes sociais para identificar conteúdos virais suspeitos sobre o processo eleitoral e as campanhas nos municípios, investigar a integridade dessas informações e publicar as verificações na rede de veículos que participam do projeto. A desinformação relacionada a temas como políticas públicas, saúde e mudanças climáticas continuará no escopo do Comprova neste ano.

Fonte: Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Leia mais:

“O melhor antídoto da desinformação é a ampliação da visibilidade”, afirma presidente da ANJ – Sindijore RS