Pequenas e médias empresas iniciam 3º trimestre com 13% de alta no faturamento

As pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras registraram aumento de 13% na movimentação financeira média em julho de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs). No acumulado do ano, o índice apresenta crescimento de 5,6% frente ao mesmo período de 2023.

Enquanto isso, as pequenas e médias empresas da Indústria apresentaram progresso de 18,5% no faturamento, mantendo a tendência positiva que se verifica no setor no ano como um todo. Em julho, o desempenho foi sustentado, especialmente, pelas atividades de ‘Impressão e reprodução de gravações’, ‘Fabricação de móveis’, ‘Fabricação de celulose, papel e produtos de papel’ e ‘Fabricação de máquinas e equipamentos’

No setor de Serviços, as PMEs voltaram a mostrar boa performance em julho (+6,2% em comparação ao mesmo período de 2023) após queda de 1,7% no mês anterior. O resultado foi condicionado, especialmente, pelo avanço dos segmentos de ‘Atividades de entrega’, ‘Atividades veterinárias’, ‘Publicidade e pesquisa de mercado’ e ‘Alojamento e alimentação’.

Fonte: Agência Sebrae

Índice de confiança dos donos de pequenos negócios atinge maior nível desde 2022