Participação brasileira foi destaque na edição deste ano do Dia Mundial do Jornalismo

Mais de 60 organizações de comunicação, associações ligadas à atividade jornalística e às liberdades de imprensa e de expressão e outras entidades compartilharam no último sábado (28), no Brasil, as peças da campanha global deste ano do Dia Mundial do Jornalismo (World News Day). Os participantes, dos quais 34 são filiados à Associação Nacional de Jornais (ANJ), publicaram em suas plataformas anúncios digitais, peças de redes sociais, um vídeo artigos produzidos por jornalistas de reconhecimento internacional. No caso dos jornais, a iniciativa incluiu ainda um anúncio impresso. Nesta edição, a campanha somou mais de 800 inscritos, muitos deles representando centenas de marcas jornalísticas, de cerca de 100 países.

“Podemos nos orgulhar da grande adesão dos veículos brasileiros à campanha, o que demonstra o grau de compreensão no Brasil sobre a importância do jornalismo para as democracias e a sociedade como um todo”, disse o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, autor de um dos artigos – Um bem precioso – que integram a ação. Além dos veículos nacionais, muitos deles regionais e locais, o texto do representante do Brasil na campanha foi publicado por dezenas de organizações de notícias de outros países.

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Jornais e revistas estão entre os principais meios de comunicação para se informar, aponta pesquisa