Em recente reunião realizada pela diretoria da Associação Nacional de Jornais (ANJ), em Brasília, esteve em pauta a iniciativa global “Integridade das Notícias na Era da IA”, que incentiva os desenvolvedores a contribuírem e garantirem que a Inteligência Artificial seja segura, confiável e benéfica para o ecossistema de notícias e para o público.
O movimento — divulgado durante o 76º Congresso Mundial de Jornais, da WAN-IFRA, no começo de maio, em Cracóvia, na Polônia — conta com a adesão de milhares de veículos de comunicação públicos e privados em todo o mundo.
As etapas para preservar a integridade das notícias na era da IA abrangem os princípios de consentimento, justiça, diálogo e outras áreas de engajamento com empresas de tecnologia. “A iniciativa é um passo à frente muito relevante no sentido de estabelecer uma relação saudável entre a produção de informação jornalística e seu uso pelas plataformas de inteligência artificial. É fundamental, por exemplo, o respeito a direitos de autor”, disse o presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Foto: Augusto Coelho
Leia mais:


