Nos últimos dois anos houve uma redução de 7,7% no número de desertos de notícias no Brasil. Nesse período, mais 208 municípios brasileiros passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local servindo a sua população. Os dados fazem parte dos resultados da sétima edição do Atlas da Notícia divulgados na quinta-feira, 10 de julho, durante o Congresso da Abraji.
A maior expansão se deu no Nordeste. A região incorporou 283 novas iniciativas à base de veículos do Atlas, um crescimento de 10,96% em relação ao último censo (2023), e 143 municípios nordestinos deixaram de ser considerados desertos de notícias.
O Nordeste ainda é, em números absolutos, a região com maior número de desertos, com 890 municípios sem registro de jornalismo local, o que equivale a 49,61% do número total de municípios.
O crescimento também se deve ao surgimento de novas iniciativas online. O segmento digital teve um crescimento de 8,9% no país, ampliando de 5.245 (2023) para 5.712 o número de veículos mapeados. Desses, 1.856 (32,5%) são iniciativas individuais ou blogs. A expansão só não foi maior por conta do número de veículos online que encerraram suas atividades. O Atlas já detectou o fechamento de 651 veículos do segmento desde 2020 – 334 desde o último censo, em 2023.
Fonte: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
Foto: Freepik
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