Atlas da Notícia registra nova redução de desertos de notícias no Brasil

Atlas da Notícia registra nova redução de desertos de notícias no Brasil

Nos últimos dois anos houve uma redução de 7,7% no número de desertos de notícias no Brasil. Nesse período, mais 208 municípios brasileiros passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local servindo a sua população. Os dados fazem parte dos resultados da sétima edição do Atlas da Notícia divulgados na quinta-feira, 10 de julho, durante o Congresso da Abraji.

A maior expansão se deu no Nordeste. A região incorporou 283 novas iniciativas à base de veículos do Atlas, um crescimento de 10,96% em relação ao último censo (2023), e 143 municípios nordestinos deixaram de ser considerados desertos de notícias.

O Nordeste ainda é, em números absolutos, a região com maior número de desertos, com 890 municípios sem registro de jornalismo local, o que equivale a 49,61% do número total de municípios.

O crescimento também se deve ao surgimento de novas iniciativas online. O segmento digital teve um crescimento de 8,9% no país, ampliando de 5.245 (2023) para 5.712 o número de veículos mapeados. Desses, 1.856 (32,5%) são iniciativas individuais ou blogs. A expansão só não foi maior por conta do número de veículos online que encerraram suas atividades. O Atlas já detectou o fechamento de 651 veículos do segmento desde 2020 – 334 desde o último censo, em 2023.

Fonte: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)

Foto: Freepik

Leia mais:

Organizações latino-americanas lançam a Aliança para reduzir desertos de notícias