Da Argentina ao México, pequenos veículos jornalísticos erguem grandes defesas contra a desinformação viral

Da Argentina ao México, pequenos veículos jornalísticos erguem grandes defesas contra a desinformação viral

Migração, eleições, golpes digitais, a morte do Papa Francisco e o conflito no Oriente Médio foram os temas que mais geraram desinformação no mundo digital durante o primeiro semestre do ano na América Latina, de acordo com a rede de checagem de fatos da América Latina e dos Estados Unidos conhecida como LatamChequea.

Grande parte dessa desinformação se espalha principalmente na forma de conteúdo viral nas redes sociais.

Nesse contexto, contar com equipes treinadas em metodologias de verificação e ferramentas tecnológicas para processos de checagem dentro das redações é uma prioridade, considera a organização argentina de checagem Chequeado, líder da LatamChequea.

A organização lançou em agosto a segunda edição do MediaFact Latam, um programa de treinamento e mentoria para ajudar veículos de comunicação da região a fortalecerem sua capacidade de combater a desinformação viral. O programa é realizado em parceria com a Google News Initiative e as organizações aliadas da LatamChequea: Mala Espina (Chile), Colombia Check (Colômbia), Verificado (México) e Ojo Público (Peru).

Leia mais na notícia original:

https://latamjournalismreview.org/pt-br/articles/da-argentina-ao-mexico-pequenos-veiculos-jornalisticos-erguem-grandes-defesas-contra-a-desinformacao-viral/

Fonte: Latam Journalism

Foto: Pixabay

Leia mais:

Cúpula Global da Desinformação debate estratégias e ferramentas para combater notícias falsas