A mídia repensa suas métricas: menos visitas, mais engajamento

A mídia repensa suas métricas: menos visitas, mais engajamento

Cada vez mais redações estão abandonando as visualizações de página como principal medida de sucesso e adotando indicadores focados na qualidade do conteúdo, no engajamento do leitor e na utilidade jornalística. Veículos de comunicação em diversos países estão transformando suas métricas internas para priorizar dados como tempo de leitura, visitas repetidas e diversidade de fontes, na tentativa de alinhar melhor a produção editorial com o valor percebido por seus públicos.

De acordo com Amalie Nash, autora do relatório Beyond the Dashboard: 14 Case Studies in Newsroom Metrics , muitas redações até pararam de exibir publicamente as visualizações de página, acreditando que elas não refletem o engajamento ou a lealdade do leitor. Notícias personalizadas por IA assumem novas formas (mas os leitores as querem?): muitos meios de comunicação vêm personalizando recomendações de notícias há anos, mas a IA generativa introduz a possibilidade de personalizar formatos de notícias.

Fonte: Associação Nacional de Jornais

Foto: Freepik

Leia mais:

Como as redações estão combatendo a evasão de notícias, oferecendo conteúdo inspirador para quebrar os ciclos de notícias negativas