Arrecadação sugere que empresas esperam lucros maiores que em 2021, aponta Receita

Empresas esperam lucros maiores do que em 2021, disse o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, ao divulgar o resultado da arrecadação federal de julho. Isso pode ser constatado pelo comportamento do recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), explicou.

Companhias que apuram o lucro anualmente pagam esses tributos a cada mês, por estimativa. Os dados mostram que os recolhimentos nessas modalidades chegaram a R$ 21,895 bilhões, um valor 10,86% maior, em termos reais, do que o de julho de 2021. Há um clima de recuperação cíclica da atividade, e este clima está se refletindo na arrecadação”, afirmou Malaquias.

O IRPJ e a CSLL foram destaques no resultado da arrecadação em julho e no acumulado do ano. Nos sete primeiros meses do ano, as receitas estão 20,83% acima do observado em igual período de 2021, em termos reais.