Artigo: Jornalismo local é vital para garantir a verdade e fortalecer as eleições

O jornalismo local nunca foi tão importante para a democracia dos países. A mudança radical na forma de consumir notícias nos últimos 10 anos e, recentemente, após a pandemia coloca os veículos de comunicação das cidades brasileiras como um curinga para garantir que a desinformação não prevaleça em uma determinada região. Com a aproximação das Eleições 2022, é ainda mais relevante que a mídia localizada seja fortalecida, e não rechaçada, como vem ocorrendo em muitas áreas pelo Brasil afora.

No Brasil, 5 em cada 10 municípios brasileiros não possuem veículos de comunicação, representando 2.968 localidades, 29,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 13,8% da população brasileira. Só para se ter uma ideia, o levantamento do Atlas mostra que, se os desertos formassem um Estado da federação, ele seria o segundo mais populoso, atrás apenas de São Paulo.

A grande questão hoje é que o jornalismo local vive o desafio de ser sustentável. É muito difícil que um único veículo de comunicação possa atuar em todas as cidades do seu Estado. Os veículos que conseguem existir nas cidades menores, fora dos grandes centros, dependem de recursos do poder municipal, o que é um risco para a independência editorial. Leia mais!

Fonte: ANJ