Com o Salão Nobre lotado de jornalistas, assessores de imprensa, entidades de comunicação, convidados e familiares, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou, nesta terça-feira (16), em Porto Alegre, a campanha institucional “O Direito e o Dever de Duvidar”. A iniciativa alerta a população gaúcha quanto à disseminação de conteúdos falsos e maliciosos pelas plataformas digitais e redes sociais, impulsionados pela tecnologia, principalmente pela inteligência artificial.
Ao considerar a proximidade de mais um processo eleitoral em nosso país, a ARI apresentou um manifesto para para conclamar associados e o público em geral ao exercício do direito de duvidar da veracidade das informações circulantes.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da ARI, José Nunes, enfatizou que “lutar contra a desinformação não é uma atividade restrita ao jornalista e, sim, um dever de todos”. Para Nunes, o manifesto é, acima de tudo, uma forma da entidade apoiar e contribuir nos debates sobre a regulação das redes sociais e criminalização das fake news, assuntos caros à ARI.
Fonte: Thamara Costa Pereira – ARI
Leia mais: