Associações de mídia das Américas alertam que meios jornalísticos não devem repetir com a inteligência artificial (IA) generativa os mesmos erros cometidos com o advento da internet há quase três décadas, quando se permitiu que o conteúdo informativo fosse disponibilizado gratuitamente em sites na crença de que o modelo de negócios de publicidade funcionaria na web como funcionava na imprensa escrita, no rádio e na televisão.
Portanto, as associações acreditam que os meios jornalísticos devem implementar um esforço coletivo em nível global para não permitir que empresas desenvolvedoras de plataformas como o ChatGPT imponham seus termos de uso em detrimento da credibilidade e da sustentabilidade do jornalismo e do direito dos usuários a informações de qualidade.
Essa é a opinião dos representantes da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), da Associação de Meios de Informação (AMI) da Colômbia e da Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil. Essas são três das mais de 25 associações de meios de comunicação de todo o mundo que assinaram os Princípios Globais para a Inteligência Artificial.
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Fonte: Latam Journalism