Atlas da Notícia: desertificação caiu, mas ainda inspira cuidados no Brasil

Atlas da Notícia: desertificação caiu, mas ainda inspira cuidados no Brasil

A expansão do digital no mapa do jornalismo brasileiro, especialmente em regiões desertas de notícias, foi o tema do Café com Aner com Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador do cursos da Abraji e do Atlas da Notícia. A pesquisa mostra a precariedade das equipes, a dependência da publicidade e a falta de diversificação de fontes de receita.

A pesquisa revela uma redução nos desertos de notícias, porém ainda existem problemas de falta de veículos em regiões do Nordeste. Para considerar não deserto, é necessário que a região tenha pelo menos três veículos locais no município.

Os desertos de notícias são praticamente metade dos municípios brasileiros, hoje. Além destes, ainda há 20% dos municípios que são quase desertos, o que indica situação precária da qualidade de notícias produzidas neles.

A pesquisa também mostra que além dos meios tradicionais, as empresas produtoras de conteúdo jornalístico estão usando plataformas como WhatsAppInstagram e Facebook.

Leia mais:

E-Social: empresários já conseguem visualizar débitos no ambiente de testes do FGTS Digital – Sindijore RS

Fonte: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)