Big techs poderão pagar por uso de notícias nos EUA

Um grupo bipartidário do Congresso dos Estados Unidos propôs na 2ª feira (22.ago.2022) um projeto de lei para obrigar big techs a pagar pelas notícias que compartilham em suas plataformas. Caso seja aprovado, o projeto pode ajudar veículos de imprensa a conseguirem mais recursos para se manterem. Em fevereiro de 2021, mesmo com pressão contrária de empresas como Google e Facebook, uma lei similar foi aprovada na Austrália.

O projeto dos congressistas norte-americanos, chamado de Lei da Concorrência e Preservação do Jornalismo, permite que empresas de notícias negociem coletivamente com as big techs. Para isso, o projeto fixa um prazo de 8 anos para que os veículos não sejam afetados por leis antitruste.

O projeto estabelece, ainda, que caso não seja possível chegar a um acordo, os veículos de imprensa podem exigir a mediação de terceiros para determinar como o pagamento será feito.

Fonte: Poder 360