Brasil reduz burocracia de pequena empresa, diz estudo

Embora o Brasil ainda seja considerado um dos países mais burocráticos do mundo na gestão de negócios, principalmente por conta da confusa legislação tributária alterada constantemente e sem uniformidade no território nacional, o tempo gasto por micro e pequenas empresas para lidar com obrigações é um dos menores do continente. É o que revela a segunda edição do estudo “Índice de Burocracia na América Latina” (veja o trabalho completo aqui), levantamento desenvolvido pela consultoria Atlas Network em parceria com a FIU Adam Smith Center for Economic Freedom e demais instituições de 11 países – entre eles o Brasil.

De acordo com o levantamento, que apenas atualizou alguns dos dados do primeiro estudo de 2021 e ampliou a comparação com mais países da região, as micro e pequenas empresas do país consomem uma média de 180 horas ao ano para gerir questões trabalhistas, operacionais e de legislações setoriais, seguido por Costa Rica (297 horas) e Equador (395 horas).

Leia mais!

Fonte: Gazeta do Povo