Cerimônia no TRT-RS marca abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025

Cerimônia no TRT-RS marca abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025

Está aberta a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025. Até sexta-feira (30), a Justiça do Trabalho estará mobilizada para promover o maior número possível de acordos entre trabalhadores e empregadores, em todo o país. Só no Rio Grande Sul são pelo menos 1.012 audiências de conciliação agendadas, que ocorrerão em paralelo à pauta normal.

A abertura oficial da semana ocorreu em cerimônia no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), em Porto Alegre. A solenidade teve a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Maurício Godinho Delgado.

A Vice-Presidência do TST é responsável por estruturar as políticas de conciliação da Justiça do Trabalho brasileira. Em sua manifestação, o ministro Godinho destacou que a conciliação sempre foi um pilar importante da Justiça do Trabalho, desde a origem da instituição.

No entanto, apontou o ministro, nos últimos 10 anos essa área ganhou um impulso com a criação de centros de conciliação, os Cejuscs, no primeiro e no segundo grau, e mais recentemente no próprio TST.  “Ao longo desses anos todos, essa mobilização em torno da conciliação e mediação trabalhistas tornou-se a principal ação institucional da Justiça do Trabalho, voltada à promoção da cultura do diálogo, da escuta ativa e da pacificação social, sem prejuízo da sua função jurisdicional”, explicou.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2024 movimentou R$ 1,7 bilhão em acordos, em todo o Brasil. Mais de 401 mil pessoas foram atendidas em 88,6 mil audiências, e R$ 218,1 milhões foram recolhidos à União em recolhimentos fiscais e previdenciários.

Fonte e foto: TRT-4 RS

Leia mais:

Brasil bate recorde de empresas inadimplentes; pedidos de recuperação sobem