Como a inteligência artificial mudará o negócio de notícias?

O Google tem apresentado a grandes organizações de notícias, incluindo o New York Times, o Washington Post e o Wall Street Journal, um novo software “assistente pessoal” para jornalistas, de codinome Genesis, que promete “receber informações – detalhes de eventos atuais, por exemplo – e gerar conteúdo noticioso”, com um discurso descrito por alguns presentes como perturbador. Várias organizações de notícias, incluindo a G/O Media, dona do Gizmodo, Jezebel e The Onion, estão experimentando conteúdo no estilo blog gerado do zero, e muitas outras, com diferentes graus de transparênciacomeçaram a se interessar.

Na semana passada, a Semafor informou que a próxima reunião significativa entre organizações de notícias e empresas de IA pode ocorrer na Justiça: a IAC de Barry Diller, juntamente com “um punhado de editores-chave”, incluindo o Times, News Corp e Axel Springer, estão supostamente “formalizando uma coalizão que poderia liderar um processo, bem como pressionar por ação legislativa”. Eles não estão procurando pequenas doações ou colaborações exploratórias. Em sua opinião, as empresas de IA estão sistematicamente roubando conteúdo para treinar modelos de software para copiá-lo. Eles buscam uma compensação que pode “chegar aos bilhões”.

Google introduziu uma ferramenta de IA para produzir notícias – Sindijore RS

Fonte: Nymag