Como as redações estão combatendo a evasão de notícias, oferecendo conteúdo inspirador para quebrar os ciclos de notícias negativas

Como as redações estão combatendo a evasão de notícias, oferecendo conteúdo inspirador para quebrar os ciclos de notícias negativas

Uma rápida pesquisa dos principais títulos ao redor do mundo feita pela WAN-IFRA reflete os esforços para ampliar notícias locais positivas e animadoras com as quais os leitores se identificam, em uma variedade de formatos, em todas as plataformas de mídia.

O estudo indica que, apesar do alto interesse do público, reportagens sérias frequentemente são desmonetizadas devido a listas de bloqueio de palavras-chave usadas por marcas preocupadas com riscos à reputação. Com isso, os anunciantes evitam associar suas marcas a conteúdos considerados polêmicos ou angustiantes e preferem investir em conteúdos mais leves, como esportes e estilo de vida, em vez de “notícias duras”. As dificuldades enfrentadas pela mídia jornalística coincidem com o crescente favoritismo dos anunciantes por conteúdo gerado por usuários (UGC), como influenciadores e criadores, diz o relatório.

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Foto: Freepik

Leia mais:

Inscreva seu jornal: Google lança programa gratuito de IA para fortalecer veículos jornalísticos no Brasil