Como usar a IA para cobrir as eleições em 2024?

Os maus atores em todo o mundo estão a gerar informações falsas e desinformadas para influenciar os eleitores nos seus próprios países e noutros. Com mais de 2,5 mil milhões de pessoas em 81 países a votar em 2024, o que podem os jornalistas fazer para minar a torrente de mentiras?

Em vez de evitar a IA, disse Nikita Roy, bolsista Knight do ICFJ, comece a usá-la.

“A IA é uma ferramenta muito, muito poderosa que os malfeitores estão usando em seu benefício, e nós, como jornalistas, precisamos ser capazes de usá-la para podermos combater isso”, disse Roy. “E é isso que acho que será diferente a partir desta eleição.”

As redações podem usar ferramentas generativas de IA para criar postagens em mídias sociais, manchetes otimizadas para SEO, conteúdo traduzido e muito mais, disse Roy. Isso libera os jornalistas para “estarem realmente fazendo reportagens” e construindo relacionamentos com as comunidades que servem. “Trata-se de essas redações locais de uma ou duas pessoas serem capazes de fazer o trabalho de uma redação de cinco pessoas”, disse ela.

Fonte: ICFJ

Foto: Pixabay

ARI Solidária: Frente de apoio aos Jornalistas Profissionais atingidos pelas enchentes