Compliance tributário: descubra como garantir a conformidade de sua empresa e se proteger de multas

Sobre o compliance tributário, ele é um conjunto de ações e práticas que uma empresa usa para garantir que todas as suas obrigações fiscais sejam cumpridas segundo a legislação.

Seu principal objetivo é desenvolver um método que garanta a aplicação correta de regras fiscais e reduza a exposição a riscos fiscais associados à emissão de notas fiscais e outros documentos obrigatórios.

Como implementar?

Um empresário que quer garantir essas e outras vantagens com o compliance tributário deve seguir, antes de tudo, alguns passos:

1. Fazer um resumo da situação fiscal de sua empresa;
  2. Realizar um plano de ação para supervisionar a aplicação das regras;
  3. Instruir a equipe sobre a importância e aplicar treinamentos internos de conformidade fiscal;
  4. Observar e revisar regularmente as obrigações fiscais.

Fonte: Portal Contábeis

Empresas têm até 30 de setembro para publicar 2º Relatório de Transparência Salarial