Congresso derruba veto à desoneração da folha para 17 setores da economia

Congresso derruba veto à desoneração da folha para 17 setores da economia

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (14) o veto integral (VET 38/2023) do presidente Lula ao projeto de lei (PL 334/2023) que prorroga, por mais quatro anos, a chamada desoneração da folha salarial. O texto foi aprovado pelo Senado em outubro e segue novamente para sanção. 

A medida trata-se de um incentivo fiscal para 17 setores da economia que mais empregam no país, entre eles o da comunicação.

Antes da votação do veto, em coletiva de imprensa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegou a defender a desoneração da folha para esses 17 segmentos. No entanto, ele ressaltou que a decisão do Congresso não impede uma frente de negociação com a equipe econômica do governo para viabilizar eventuais alternativas. 

— A desoneração já é uma política existente, com alta empregabilidade, tudo o que não podemos [perder] num momento de desemprego no país. Estamos propondo prorrogar, considero apropriado. As sugestões do governo para a desoneração deve se dar com a desoneração prorrogada. 

Representantes governistas avaliaram que a rejeição do veto representa uma irresponsabilidade fiscal por parte do Congresso Nacional. Com o veto da prorrogação, a desoneração aos setores beneficiados se encerrariam ao final deste ano. Agora, o projeto depende novamente de sanção presidencial para ser prorrogado.

Leia mais:

Setores afetados defendem a derrubada do veto presidencial à prorrogação da desoneração

Fonte: Agência Senado

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado