Correio do Povo passa a ser patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre e seu acervo é legado para o Rio Grande do Sul

Correio do Povo passa a ser patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre e seu acervo é legado para o Rio Grande do Sul

O Jornal Correio do Povo, associado ao Sindijore RS, passa a ser patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre. A Lei que reconhece tal honraria será sancionada em ato solene na próxima segunda-feira (11), na sede do jornal (Rua Caldas Júnior, 219, Centro Histórico), na Capital gaúcha.

O diário comemora neste ano seus 130 anos de atuação. O reconhecimento, a partir de proposta de autoria do vereador Carlo Carotenuto (Republicanos), integra uma série de ações comemorativas do aniversário do jornal, que incluem valorização e preservação do acervo histórico do Correio do Povo como legado para o Rio Grande do Sul.

Com mais de um século de cobertura jornalística, o memorial reúne milhões de páginas e imagens que documentam acontecimentos da história política, econômica, social e cultural do Estado e do Brasil. Fundado em 1895 por Caldas Júnior, o Correio do Povo é o jornal mais antigo em circulação no Rio Grande do Sul, tendo acompanhado a história do Estado, do país e do mundo ao longo do último século. 

Fonte: Associação Nacional de Jornais, com informações do Coletiva.Net

Foto: Ricardo Giusti

Leia mais:

Tradição jornalística: Correio do Povo entra no ano dos 130 de existência