A taxa de desocupação fechou o trimestre março-maio em 6,2%, uma queda de 0,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27/06, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A população desocupada no trimestre encerrado em maio totalizou 6,8 milhões de pessoas, queda de 8,6% (menos 644 mil pessoas) em comparação ao trimestre anterior. Já o contingente de ocupados aumentou em 1,2 milhão de pessoas em igual comparação, totalizando 103,9 milhões.
Os desalentados – pessoas em condições de trabalhar, mas que desistiram de procurar emprego – somaram 2,9 milhões, queda de 10,6% (menos 344 mil pessoas) na comparação com o trimestre terminado em fevereiro.
O número de empregados no setor privado com carteira assinada (excluindo trabalhadores domésticos) foi recorde: 39,8 milhões, com o aumento de 202 mil pessoas neste grupo. Já os empregados sem carteira no setor privado totalizaram 13,7 milhões, não variando em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Fonte: Diário do Comércio
Foto: Pixabay
Leia mais na notícia original: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/desemprego-recua-a-6-2-no-trimestre-ate-maio-informalidade-avanca?utm_campaign=press_clipping_fenacon_-_30_de_junho_de_2025&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


