No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, comemorado na terça-feira, 19 de novembro, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) reforçou a importância da estratégia Elas Empreendem, uma iniciativa voltada à inclusão social e econômica por meio do empreendedorismo feminino.
No centro dessa iniciativa está o Panorama do Empreendedorismo Feminino no Brasil, um estudo abrangente que mapeou 81 organizações e 183 projetos voltados ao tema. O levantamento oferece uma visão detalhada do cenário atual, apresentando boas práticas para a formulação de políticas públicas com perspectiva de gênero, os caminhos para a aplicação da Estratégia Nacional Elas Empreendem e reflexões importantes para superar barreiras sistêmicas que limitam o potencial empreendedor das mulheres brasileiras.
O estudo aponta que 95% dos negócios liderados por mulheres nunca ultrapassaram a barreira de seis dígitos em faturamento. Entre os desafios identificados estão:
- Acesso a crédito: 42% das mulheres tiveram pedidos de crédito negados, muitas vezes devido a preconceitos de gênero, falta de garantias ou histórico de crédito insuficiente.
- Dupla jornada: Responsabilidades familiares reduzem em 17% o tempo que as mulheres podem dedicar aos seus negócios.
Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
Leia mais:
Empresas deverão elaborar plano de gerenciamento de riscos voltados à saúde mental até maio de 2025