A indústria global de notícias começou a se mobilizar, sob a liderança do Fórum Mundial de Editores (WEF, na sigla em inglês), entidade ligada à World Association of News Publishers (WAN-IFRA), da Canadian Journalism Foundation (CJF) e do Projeto Kontinuum, para a campanha deste ano do Dia Mundial do Jornalismo (World News Day), em 28 de setembro. A ANJ (Associação Nacional de Jornais) e seus mais de 100 associados têm, tradicionalmente, forte atuação nas celebrações dessa data, com a reprodução de artigos, vídeos, cards, textos, banners, anúncios digitais e impressos e entrevistas. Em 2024, mais de 60 organizações de comunicação, associações ligadas à atividade jornalística e às liberdades de imprensa e de expressão e outras entidades compartilharam, no Brasil, as peças da campanha global.
Entre os participantes, 34 filiados à ANJ. “Podemos nos orgulhar da grande adesão dos veículos brasileiros à campanha, o que demonstra o grau de compreensão no Brasil sobre a importância do jornalismo para as democracias e a sociedade como um todo”, diz o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech.
Organizações jornalísticas e agências de apoio à mídia interessadas em participar da campanha de 2025 podem se inscrever e receber materiais aqui ou entrar em contato diretamente com a equipe do Dia Mundial do Jornalismo para discutir oportunidades de parceria. E-mail: worldnewsday@wan-ifra.org.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Leia mais:


