“O jornalismo é a linha que leva à informação de qualidade. E os jornalistas, no seu melhor, são corajosos, independentes, insaciavelmente curiosos e resolutos na sua busca”, diz David Walmsley, editor-chefe do The Globe and Mail e presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF, na sigla em inglês), entidade ligada à World Association of News Publishers (WAN-IFRA). A WEF, a Canadian Journalism Foundation (CJF) e o Projeto Kontinuum estão à frente da campanha deste ano do Dia Mundial do Jornalismo (World News Day), em 28 de setembro.
Segundo eles, os limites entre fato, meia-verdade e ficção estão se esvaindo rapidamente. “Conteúdo gerado por IA inunda as plataformas. O público está sobrecarregado, sem saber em quem, ou no quê, confiar. Neste clima, o jornalismo precisa fazer mais do que apenas informar. Precisa se explicar. Precisa defender seu valor”, afirmam as entidades em comunicado.
Fonte: Wan-Ifra
Leia mais:
Cidadãos lideram ataques à imprensa, aponta relatório da Abraji