Ocorreu na manhã da sexta-feira, dia 16, em live realizada pelo Sindijore RS, via Plataforma Google Meet, o evento com a participação do jornalista Ewandro Schenkel, diretor de redação da Gazeta do Povo, que em cerca de uma hora e trinta minutos, compartilhou com os participantes a trajetória da Gazeta do Povo em sua migração do universo impresso, de 2017 em diante, para se tornar um veículo de comunicação totalmente digital e de alcance nacional, com atualmente pelo menos 143 mil assinantes mensais.
Entre os principais assuntos abordados, as ações estratégicas que impulsionaram essa transformação, os desafios superados ao longo do processo de digitalização e os resultados alcançados, culminando na marca expressiva de assinantes, consolidando a Gazeta do Povo como um dos maiores jornais digitais do Brasil.
É importante salientar que a migração do impresso para o digital, segundo o diretor de redação, se deu a partir da identificação que mesmo com um número contínuo e expressivo de assinantes no meio impresso (em torno de 1 milhão), este número se manteve estável por muitos anos, sem um significativo crescimento, o que segundo análise de dados da empresa, representaria uma certa estagnação, inclusive na questão de faturamento.
Sendo assim, a Gazeta do Povo começou a redesenhar o seu foco para a transformação em uma mídia totalmente digital, explorando as inúmeras possibilidades deste formato.
Confira um resumo dos principais passos elencados por Ewandro para o sucesso dessa migração:
1) Manutenção de linha editorial clara e objetiva;
Baseado em estudos, a Gazeta do Povo identificou que poucos veículos de comunicação falavam propriamente para o público de centro-direita no espectro político, que sempre foi o público-alvo do jornal no meio impresso. Ao se manter convicta em sua ideologia e com linha editorial bem definida, a Gazeta do Povo se destacou em meio a este cenário, criando um diferencial, sendo um veículo de comunicação com um posicionamento claro e conteúdos próprios para essa fatia de público.
2) Contratação de renomados colunistas que reforçassem a linha editorial da empresa;
De forma a seguir reforçando o posicionamento ideológico e a linha editorial da empresa também no meio digital, a Gazeta do Povo buscou no mercado de comunicação a contratação de colunistas que seguissem os padrões e posicionamentos editoriais do veículo de comunicação, isto é, profissionais renomados e também com uma ideologia política clara voltada ao centro-direita, tais como Rodrigo Constantino, Fiuza e Ricardo Amorim, dentre outros.
3) Jornalistas participando ativamente do marketing;
De forma a integrar ambos os setores, a Gazeta do Povo passou a apostar em jornalistas que também entendessem da área de marketing, de forma a produzir conteúdos que além da excelente qualidade jornalística, também pudessem ser publicados a partir de estratégias ligadas ao marketing, com uso eficaz de estratégias que aumentassem o tempo de leitura das pessoas que acessem as notícias do site da Gazeta do Povo, gerando assim um maior engajamento e retenção de seus assinantes.
Inclusive, todos os jornalistas da Gazeta do Povo passam por periódicas avaliações e o critério de tempo de leitura de uma determinada reportagem é determinante neste processo.
4) Mudança de posicionamento de regional para nacional;
Com sede em Curitiba e sendo assim, inicialmente um veículo de comunicação com ênfase principalmente para a cidade e também regional, a Gazeta do Povo também identificou a necessidade de uma mudança de posicionamento em relação a abrangência de seu público.
A partir de estudos, foi verificado que o maior público leitor no meio digital era do Estado de São Paulo. Sendo assim, se fez necessária a mudança de abrangência e a produção de conteúdo voltada a pautas de interesse nacional, de forma a concorrer diretamente com os principais portais de notícia do Brasil.
“É importante destacar que não é uma solução universal. Apresentamos neste encontro as estratégias neste processo de migração, com uma base de assinantes formada a partir de uma linha editorial preservada e clara, profissionais com entendimento em todas as áreas e marketing baseado em resultados”, resumiu Ewandro.
A última versão impressa da Gazeta do Povo foi publicada em maio de 2017. Dali em diante, o veículo passou de 36 mil assinantes no meio digital para 80 mil em 2018. Outra mudança significativa foi em relação aos profissionais. De uma redação de 200 pessoas no meio impresso para 80 pessoas com a mudança impresso-digital, representando significativa readequação e também otimização na folha de pagamento da empresa.
Atualmente com pelo menos 143 mil assinantes, 25% da receita publicitária da Gazeta do Povo é oriunda de publicidade e o restante através das métricas relacionadas aos conteúdos no meio digital.
Nas imagens abaixo, alguns insights apresentados na reunião online sobre dados ligados ao crescimento da Gazeta do Povo neste processo de migração.
Fotos: Reprodução
O encontro online contou com a participação do presidente do Sindijore RS, André Luís Jungblut, gestores de veículos de comunicação, jornalistas e interessados na área do jornalismo digital.
Texto: Assessoria de Comunicação do Sindijore RS – Gabriel Pfeifer
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