Empresas terão que se adequar a gestão de riscos psicossociais no trabalho a partir deste mês

Empresas terão que se adequar a gestão de riscos psicossociais no trabalho a partir deste mês

A partir deste mês de maio,  as empresas no Brasil começam uma nova obrigação trabalhista: a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A exigência faz parte da atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que busca prevenir problemas relacionados à saúde mental dos trabalhadores.

A partir do dia 25 de maio deste ano, as empresas  terão o período de um ano para se adequarem as medidas. Os empregadores já são responsáveis por garantir a segurança em relação a riscos físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho.

Com a nova norma, será necessário também gerenciar os riscos psicossociais.

As empresas que não se adequarem estarão sujeitas a penalidades que podem incluir multas e aumento do passivo trabalhista.

Fonte: FolhaPE

Foto: Freepik

Leia mais:

E-social: empregadores devem registrar com brevidade afastamento de trabalhadores