Empréstimos pelo Pronampe registram queda em 2023

Os empréstimos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) totalizaram R$ 33,8 bilhões em 2023, revelando uma redução de 8% em comparação ao ano anterior. O Banco do Brasil, entidade gestora do Pronampe, atribuiu essa queda nas operações de crédito à Medida Provisória 1.176, posteriormente convertida na Lei 14.690.

Em relação aos destinatários dos empréstimos, às pequenas empresas foram as maiores solicitantes, totalizando R$ 24,9 bilhões em créditos, enquanto as microempresas e os Microempreendedores Individuais (MEIs) requisitaram R$ 8,7 bilhões e R$ 262 milhões, respectivamente.

Previsões para 2024

Em 2024, os bancos já concederam R$ 3 bilhões em crédito pelo Pronampe, considerando os dados até 8 de fevereiro.

Somente em janeiro, foram emprestados R$ 2,3 bilhões para pequenos negócios, representando um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Micro empresaempresa que têm faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Pequena empresaempresa que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

Fonte: Portal Contábeis

Cerca de 8 milhões de empresas poderão usar o Desenrola, diz ministro