Evitação de notícias em níveis recordes, com quatro em cada dez países ‘desgastados’ pelas notícias

A proporção de pessoas que evitam selectivamente as notícias é agora dez pontos percentuais superior à de há sete anos, atingindo um novo máximo de 39% em 20 mercados principais.

Este é o nível mais elevado de evitação de notícias registado desde que o Relatório de Notícias Digitais do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo começou em 2012. Anteriormente, a alta era de 38% em 2022.

No ano passado, a evitação seletiva de notícias cresceu três pontos percentuais. Os maiores aumentos registaram-se na Irlanda (aumento de dez pontos percentuais para 44%), Espanha (+8pp para 37%), Itália (+7pp para 36%), Alemanha (+5pp para 37%), Finlândia (+5pp para 26%). %), os EUA (+5pp para 43%) e a Dinamarca (+4pp para 23%).

A evitação de notícias foi um fenómeno maior entre as mulheres, das quais, no Reino Unido, 52% disseram que evitam notícias às vezes ou frequentemente, em comparação com 41% dos homens.

Foi relativamente uniforme entre as faixas etárias, afetando 49% dos 25 aos 34 anos, dos 35 aos 44 anos e dos 45 aos 54 anos. Também foi relatado por 43% dos 18 aos 24 anos e 44% dos 55 anos ou mais.

O aumento foi maior em Espanha (+18pp), Dinamarca (+16pp), Brasil (+16pp), Alemanha (+15pp), África do Sul (+12pp), França (+9pp) e Reino Unido (+ 8pp), mas um pouco menos nos Estados Unidos (+3pp), onde o cansaço das notícias era um fator maior há cinco anos.

Fonte: PressGazette

WAN-IFRA e OpenAI lançam acelerador global de IA para redações