“Fortalecendo o Jornalismo, estamos sem dúvida fortalecendo a democracia”, afirma presidente da ARI, José Nunes

O Sindijore/RS em parceria com a ARI (Associação Riograndense de Imprensa) lançou uma campanha em defesa do jornalismo profissional. O sindicato conversou com o presidente da ARI, José Nunes, que falou sobre o papel da ARI em zelar pelas liberdades de imprensa e expressão, ao longo dos 87 anos de trajetória da entidade. Confira a entrevista!

Como surgiu o interesse da ARI em apoiar a campanha em defesa do jornalismo profissional e qual a relevância do papel exercido pela entidade neste sentido?

A Associação Riograndense de Imprensa ARI chega aos 87 anos preocupada com as Liberdades de Imprensa e Expressão. Por congregar profissionais e veículos de comunicação, nada mais justo que se inserir numa campanha de tamanha relevância. Fortalecendo o Jornalismo, estamos sem dúvida fortalecendo a Democracia, mais do que necessário nesses momentos conturbados e de polarização.

Qual a importância da parceria  entre a ARI e o Sindijore/RS de forma a zelar pelos interesses da imprensa gaúcha?

A parceria entre as entidades que têm compromissos semelhantes torna-se extremamente importante para o exercício da profissão e para permitir que a população tenha acesso à informação.

A ARI tem realizado outras campanhas institucionais com o intuito de zelar pela segurança no período eleitoral, como a visita aos veículos de comunicação. Como surgiu a ideia deste trabalho e quais orientações são repassadas pela entidade?

A ARI tem essa preocupação desde a sua origem há quase nove décadas. Agora, em especial, dado ao clima político acirrado, a diretoria da entidade organizou, no último mês de julho, uma sequência de visitas a veículos de comunicação. Nesses encontros, a ARI levou a sua mensagem no sentido de reforçar os cuidados que as empresas dispensam às equipes que cobrem as eleições no Estado. Diretores e editores que receberam a ARI revelaram estratégias que estão sendo implementadas para proteger os profissionais que vão a campo em busca da notícia. Ainda com o objetivo de garantir uma cobertura das eleições eficiente e preocupada com a segurança dos repórteres, a Associação Riograndense de Imprensa ARI, também firmou acordo com o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público. No início do ano, ainda lançamos o manifesto pela Liberdade e Consciência

Gabriel Pfeifer / Assessoria de Comunicação – Sindijore/RS