O combate à desinformação e às informações falsas ganhará mais um reforço do Google nas eleições de 2024. A empresa, que já foi parceira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em anos anteriores, agora, fornecerá mais ferramentas de checagem de informações com a finalidade de identificar possíveis fraudes geradas via inteligência artificial (IA). A parceria também se estenderá a veículos de fact-checking, como Aos Fatos e Lupa.
O anúncio foi realizado durante um evento para profissionais de imprensa na última segunda-feira, 5, que contou com a participação do ministro Floriano de Azevedo Marques Neto, do TSE. De acordo com magistrado, “não será proibido o uso de IA durante a campanha, porém, haverá regras para o seu uso.”
Uma das decisões do Google é a proibição de anúncios políticos nas eleições de 2024, além da implementação de banners de utilidade pública no YouTube contendo informações sobre o processo eleitoral. Além disso, as novas ferramentas disponibilizarão marca d’água em conteúdos criados pela IA, a fim de que o usuário possa identificá-los, restrição de prompts sobre eleições no Gemini e a plataforma LupaScan, que monitora redes sociais de agentes políticos, receberá aprimoramentos de desempenho.
Fonte: Coletiva.Net
Foto: Pixabay
Leia mais:
Novo projeto de lei do Senado busca proteger o conteúdo de artistas e jornalistas do uso de IA