O assédio e a importunação sexual são violências e prejudicam negócios. Para preparar os estabelecimentos comerciais para a implantação de diretrizes e medidas de apoio às vítimas, o Sebrae elaborou recentemente um guia de orientações sobre adoção de protocolo antiassédio nos negócios. O documento orienta os donos de pequenos negócios a criarem um ambiente mais seguro e respeitoso entre clientes e funcionários, além de ajudar os as empresas a compreenderem melhor sobre o tema e adotarem no dia a dia instruções de prevenção e apoio às vítimas.
O documento apresenta ainda o cenário atual das Leis antiassédio e oferece um protocolo de ação simples, baseado em três eixos principais: Ações de prevenção; Instruções para identificação e Instruções sobre como lidar com situações de assédio e agressão sexual.
Sem grandes investimentos financeiros, o empreendedor pode fornecer treinamento para sua equipe, estabelecer uma comunicação clara com seus clientes e até disponibilizar meios para receber um eventual pedido de socorro ou auxiliar em uma denúncia.
Fonte: Sebrae
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.
Leia mais:
Tendências de compliance e governança corporativa para 2025: um olhar para o futuro das empresas