A Associação Nacional de Jornais (ANJ) homenageará o Instituto Palavra Aberta com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2025, em cerimônia no dia 4 de dezembro, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo, das 10h às 12h30. A homenagem celebra os 15 anos de atuação do instituto na defesa da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa, do acesso à informação e do combate à desinformação por meio da educação midiática, reconhecendo sua trajetória como referência nacional na proteção do jornalismo, na promoção da cidadania informacional e no incentivo a práticas voltadas a uma sociedade mais justa e plural.
“Ao longo de seus 15 anos, o Palavra Aberta se tornou uma das principais instituições em defesa da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil. E foi além, atuando também de forma estrutural contra a desinformação, ao estender sua abrangência para a cada vez mais necessária educação midiática”, diz Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ. “Desde sua criação, o Palavra Aberta tem tido o apoio da ANJ, mas faltava ainda o reconhecimento formal sobre o extraordinário trabalho em defesa da liberdade liderado pela Patricia Blanco com sua equipe”, destaca.
Conhecimento preserva direitos
Fundado em fevereiro de 2010 por quatro associações — Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), atualmente ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário — o instituto consolidou-se como referência essencial na proteção das liberdades, na promoção do acesso à informação de qualidade e na busca por um ambiente digital seguro, marcado pela verdade e pelo conhecimento.
Ao longo de sua trajetória, o Palavra Aberta tem fomentado debates sobre liberdades de imprensa e de expressão, alertado para os riscos da desinformação e promovido iniciativas de valorização dos princípios democráticos, reunindo jornalistas, pesquisadores, parlamentares e magistrados.
Fonte: Associação Nacional de Jornais
Foto: Pixabay
Leia mais:


