Justiça do Trabalho dedicará semana para fazer acordos em processos com dívida

Justiça do Trabalho dedicará semana para fazer acordos em processos com dívida

Semana Nacional da Execução Trabalhista 2025 será realizada de 15 a 19 de setembro. Cerca de 160 mil processos tramitam nessa fase, no RS. Pedido de audiência pode ser feito pelo site do TRT gaúcho.

A Justiça do Trabalho promoverá, de 15 a 19 de setembro, a 15ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista. Durante o período, as Varas do Trabalho e os Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) realizarão audiências extras de processos em fase de execução, na tentativa de firmar acordo entre as partes.

A execução é a etapa processual que visa a garantir o pagamento de uma dívida trabalhista reconhecida pela Justiça, mas que não foi paga espontaneamente pela parte que perdeu a ação. Na ausência de pagamento, a Justiça do Trabalho pode recorrer à penhora de bens e de valores em contas bancárias pertencentes aos devedores. Atualmente, 160 mil processos tramitam nessa fase, no Rio Grande do Sul.

Como participar

Trabalhadores e empregadores com processos em fase de execução podem solicitar uma audiência de conciliação para a Semana. O interessado deve preencher formulário disponível no site do TRT-RS (www.trt4.jus.br), informando no campo “Observação” que o pedido é para a Semana da Execução. Recomenda-se que a pessoa tenha o auxílio do seu advogado ou advogada para fazer a inscrição. Não sendo possível marcar a audiência para o período da semana, a unidade ou o Cejusc agendarão para outra data breve.

Crédito e fonte: Secom/TRT4

Leia mais:

Faltam poucos dias para o módulo 2 do curso IA no Jornalismo – gratuito e online!