Edição de 2025 do relatório Media Trends & Predictions prevê mudanças significativas para o próximo ano
Em um ecossistema de mídia cada vez mais complexo e competitivo, a Kantar IBOPE Media identifica cinco tendências principais para ajudar marcas, anunciantes, agências, emissoras de televisão, jornais e de rádio e plataformas de vídeo sob demanda a navegar com confiança neste ano de 2025.
“As empresas de mídia precisam evoluir para atender às demandas em constante mudança dos consumidores.” diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media. Confira as tendências para o decorrer deste ano:
Ecossistema de mídia: otimismo, convergência e crise de identidade
1- Versatilidade: Em 2024, as marcas de mídia diversificaram seus modelos de negócios para permanecerem competitivas em um cenário cada vez mais híbrido.
“Essa mudança contínua em direção a modelos de negócios híbridos está se tornando uma marca registrada em todo o setor. Muitas empresas de mídia, quer tenham começado como serviços nativos de VOD, emissoras e redes, quer como edições impressas, agora estão capitalizando uma variedade de estratégias de monetização para alavancar o conteúdo e alcançar o público de forma eficaz”, salienta a executiva.
2-Conteúdo: o boom, a crise e a batalha pela atenção do público
Em 2024, a quantidade disponível de serviços de streaming provocou uma saturação no mercado de conteúdo, o que, consequentemente, resultou na desaceleração das produções. Para este ano, a projeção é que haja uma remodelação de como os consumidores interagem com determinados tipos de conteúdo.
3-Dados, tecnologia e análise: navegando pela privacidade, regulação e ascensão da IA
Neste ano, o setor de mídia deve calibrar sua abordagem à coleta de dados, priorizando a transparência, capacitando os consumidores a entender como suas informações estão sendo usadas e garantindo que proteções de privacidade robustas estejam em vigor.
4-Medição de audiência: redefinindo o status quo para um mundo de mídia fragmentado
O surgimento de novas parcerias de pesquisa de medição de audiência em 2024, juntamente ao uso crescente de soluções crossmedia, pautam o cenário para o próximo ano. O relatório Media Trends & Predictions 2025 projeta um papel mais amplo e central para mensurar o público na maximização do ROI.
5-Pessoas e habilidades: preparando o ecossistema de mídia para o futuro
Para 2025, as empresas devem enxergar a ciência de dados como um pilar estratégico. Conforme o papel dos especialistas evolui, as companhias precisam se concentrar em construir equipes que sejam tecnicamente aptas e providas de habilidades especializadas, como visualização de dados, codificação e estratégia.
Fonte: AD Comunicação & Marketing
Foto: Freepik
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