A segunda edição do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, uma parceria exclusiva entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Google News Initiative (GNI), do Google, ajudou a incrementar os números de audiência dos participantes, em média, em 25%. Em números absolutos, foram agregados quase 6 milhões de usuários e seguidores. Outras métricas são ainda mais surpreendentes. Times que focaram suas estratégias em aumento de tempo de permanência viram seus números subirem 80%, por exemplo.
O encerramento desta edição aconteceu nesta terça-feira (20), com as 13 organizações de notícia participantes. Por três meses, elas trabalharam com foco em aumentar seus públicos e o engajamento deles. Na sessão final, os veículos apresentaram os resultados e aprendizados durante o período. A experiência do Laboratório é desenvolvida pela Blue Engine Collaborative, que organiza o currículo, os encontros ao vivo e as sessões de coaching. A edição de 2024 contou com a mentoria de Maria Luiza Borges, Mariana Musa e Leo Stamillo.
A maioria dos times focou em desenvolver estratégias para garantir o aumento no número de usuários com origem orgânica (search) e também em recirculação.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Leia mais: