Lançamento do Programa Acredita ganha reforço de novas medidas de apoio aos pequenos empreendedores

O governo anunciou na sexta-feira (18/10), durante evento que marcou o lançamento do programa Acredita, um conjunto de medidas de apoio ao empreendedorismo brasileiro e um novo pacote de medidas de estímulo aos pequenos negócios. O destaque foi o anúncio de linha do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) que receberá R$ 150 milhões em garantias do Governo Federal.

Para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas (faturamento de até R$360 mil ao ano), o Acredita conta com uma linha de crédito com juros diferenciados, o ProCred 360. Essa linha conta com taxas de 50% a menos que as praticadas pelo mercado. Para se ter uma ideia, as taxas médias para microempresas, de acordo com dados do Banco Central, ultrapassam 40% ao ano, enquanto a taxa máxima do Procred está em 15,75% ao ano.

Outra frente de ação destacada no evento é o Desenrola Pequenos Negócios, voltado a MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte (empresas com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões) inadimplentes em dívidas bancárias.

Fonte: Ministério da Fazenda

Foto: Ricardo Stuckert / PR