Lula veta prorrogação da desoneração da folha de pagamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia  e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios. O veto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta quinta-feira (23).

Implementada desde 2011 como medida temporária, a política de desoneração da folha vinha sendo prorrogada desde então. Com o veto presidencial, a medida perde a validade em dezembro deste ano.

O empresariado vinha pressionando o Governo Federal para sancionar a prorrogação aprovada recentemente no Senado, o que não ocorreu.  Dados do Caged destacam que, nos setores em que houve a desoneração, o número de empregos cresceu 15,5% de 2018 a 2022.

nos que tiveram a folha reonerada, o número de empregos aumentou menos de 7% no mesmo período. Os salários nas empresas desoneradas também aumentaram mais.

Fonte e foto: Agência Brasil