Micro e pequenas empresas puxam retomada econômica gerando 72% dos empregos

Dados divulgados pelo Sebrae reforçam o papel de micro e pequenas empresas na geração de empregos e produção de riqueza. Levantamento do Sebrae feito com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que agosto de 2022 foi o oitavo mês consecutivo que os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos.

A média mensal de postos de trabalho gerados, desde o início do ano, é superior a 160 mil. No primeiro semestre, as MPE foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%). O quadro é semelhante ao resultado registrado no primeiro semestre de 2021, quando os pequenos negócios geraram 7 em cada 10 vagas.

“Os números confirmam que as pequenas empresas são o segmento com melhores condições para responder ao desafio da criação de empregos no país, como ocorre em outras economias também”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Fonte: Jota