Ministro da Secretaria de Comunicação defende regulação das gigantes digitais

No encontro, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) na última quinta-feira, 18, em Brasília, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Paulo Pimenta, fez uma defesa da aprovação do projeto de lei 2630/2020 – conhecido como PL das Fake News –, que tramita no Congresso, do jornalismo profissional independente e da remuneração, por parte das grandes empresas digitais, pelo conteúdo jornalístico que reproduzem em suas plataformas.

“Temos a convicção de que neste momento histórico não podemos abrir mão da nossa soberania e nos sujeitar a esse modelo de negócios”, disse.

Durante o encontro, o secretário Paulo Pimenta também sinalizou positivamente para a inclusão das revistas no plano de comunicação do governo.

Estiveram presentes no encontro executivos e publishers de jornais, rádios e emissoras de televisão, a diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Marlova Jovchelovitch Noleto, o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Rafael Menin Soriano, o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Cristiano Lobato Flôres, e a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, bem como o presidente da ANJ, jornalista Marcelo Rech.

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Remuneração por conteúdo de jornalismo deve ser retirado da PL das Fake News – Sindijore RS