Negócios além do jornalismo como estratégias para alavancar receitas de veículos de comunicação

Informar e prestar serviços para a população são uns dos principais objetivos de veículos jornalísticos. Para obterem sucesso nesta empreitada e sobreviverem financeiramente, é comum as mídias destinarem parte de seu espaço para a publicidade. Porém, outras formas de negócios têm diversificado a fonte de renda e ajudado a divulgar e manter a audiência destes veículos.

Os modelos passam pela promoção de eventos e vão muito além, entrando em áreas como esporte, educação e até jogos pela internet. O presidente da ANJ – Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, vê com bons olhos todos estes modelos de negócios que extrapolam o jornalismo em si e considera ser útil para valorizar a comunidade e movimentar as marcas. Ele vê a mídia como uma plataforma 360 graus que deve ser relacionar com a sociedade. “Além de informar, o jornalismo pode estimular a sociedade com questões comunitárias e isso pode ser feito de várias formas, inclusive com eventos patrocinados”.

Empresas e profissionais de comunicação podem inscrever reportagens no Corecon-RS até o final do mês – Sindijore RS

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)