Novas fontes de receitas são motivos de otimismo para editores de jornais

O último relatório World Press Trends, da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês), mostra que há motivos para otimismo, à medida que a diversificação da receita progride e os editores dobram em novas fontes de receita e produtos editoriais. Os editores se encontram em um ambiente de negócios mais imprevisível devido a uma série de desafios, incluindo altos níveis de inflação, aumento dos custos de papel e impressão, bem como mudanças contínuas nos mercados de publicidade.

Um grupo de editores que vê o futuro com forte positividade: quase um terço (31%) indicou que está “muito otimista” sobre onde seus negócios estarão daqui a três anos. Por outro lado, e apesar da perspectiva bastante pessimista, as editoras estão otimistas em relação às suas receitas – No ano passado, os entrevistados previram um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior.

Quanto ao seu modelo de negócios, os editores dizem que as receitas de publicidade e leitores continuam sendo as fontes de receita mais importantes, respondendo em média por 47,7% e 35,8% de seus ganhos, respectivamente. Enquanto isso, as receitas provenientes de novos tipos de atividades (como eventos, edição de contratos e e-commerce) representam 16,7% do faturamento total, ante 13,2% no ano passado.

Combinadas, a publicidade impressa e a circulação impressa geram mais da metade (53,5%) da receita total vista pelos entrevistados, abaixo dos 56,1% do ano passado. Quanto à evolução futura de seu modelo de negócios, os editores esperam que a diversificação continue rapidamente, antecipando que novas fontes de receita se tornem uma parte ainda mais substancial de sua estrutura de receita.

Fonte: Associação Nacional de Jornais