O que esperar da Cúpula Global sobre Desinformação 2024?

A luta do jornalismo contra a desinformação na América Latina e no mundo não para. Abordando desde o papel da inteligência artificial e da alfabetização midiática até o financiamento e oportunidades de networking, a Cúpula Global sobre Desinformação pretende fornecer a jornalistas ferramentas para promover a difusão de informações factuais e combater as falsas e enganosas.

“Esperamos que a IV Cúpula seja um fórum no qual se discutam estratégias e abordagens inovadoras para combater a desinformação em diferentes plataformas e regiões, assim como conhecer ferramentas eficazes para enfrentar sua propagação”, disse Carlos Lauria, diretor executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e membro do comitê executivo da cúpula, à LatAm Journalism Review (LJR).

O evento, organizado conjuntamente pela Sociedade Interamericana de Imprensa, pela Fundação para o Jornalismo (Bolívia) e pelo Projeto Desconfío (Argentina), busca reunir jornalistas, acadêmicos, empresários do setor midiático verificadores de fatos, organizações da sociedade civil, entre outros, pelo quarto ano consecutivo para discutir os desafios trazidos pela propagação de informações falsas.

Fonte: Latam Journalism

Foto: Pixabay / Canva

Jornais e revistas estão entre os principais meios de comunicação para se informar, aponta pesquisa