Originários da América Latina, surgem modelos de IA para a mídia

Originários da América Latina, surgem modelos de IA para a mídia

Os meios de comunicação em toda a América Latina estão encontrando novas maneiras de lidar com o tsunami de mudanças desencadeado pela rápida evolução da inteligência artificial. 

Entre esses participantes, encontram-se organizações inovadoras que já trabalhavam com IA muito antes da onda desencadeada pelo ChatGPT em 2022, bem como novos adotantes da tecnologia e aqueles que propõem mudanças estruturais no ecossistema da mídia.

Isso está acontecendo em uma região com menos acesso às principais empresas de IA e onde o inglês, idioma padrão da maioria dos aplicativos e ferramentas, não é predominante. Os desafios enfrentados por esses canais diferem daqueles enfrentados por seus pares em mercados mais desenvolvidos e podem servir de referência para o que está acontecendo em outros países em desenvolvimento. 

Fundo Internacional para a Mídia de Interesse Público (IFPIM) apoia iniciativas de mídia em toda a América Latina que estão trilhando seu próprio caminho no que diz respeito à IA. Elas demonstram o papel ativo e proeminente que os países da região – e de outras partes do Sul Global – estão desempenhando no desenvolvimento, na experimentação e no debate em torno da inteligência artificial no jornalismo.

Fonte: IJNET

Foto: Freepik

Leia mais:

Brasil tem recorde de 49 milhões de empregos formais