Pequenos negócios acessam apenas 20% do mercado de crédito brasileiro

Uma das maiores dificuldades dos pequenos negócios brasileiros é a falta de garantia para conseguir empréstimo. Do total de concessão de crédito para empresas no país, apenas 20% vai para esse segmento. Dos quase 23 milhões de micro e pequenas empresas (MPE), somente cerca de 6,5 milhões são tomadoras efetivas de recursos no sistema financeiro.

Uma das iniciativas é o programa Acredita, que alia a tomada de crédito consciente pelos pequenos negócios à garantia dada pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), coordenado pelo Sebrae.

O coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua, explicou que a instituição, por meio do Fampe, oferece aval complementar às operações de crédito, cobrindo até 80% do valor financiado.

IBGE aponta que setor da Comunicação cresceu 2,2%, em julho

Fonte: Agência Sebrae