Pequenos negócios geraram 71% das vagas de trabalho criadas em 2023

O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho.

Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos. Os dados são de um estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.

Enquanto as média e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia. “São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”.

Microempresa: faturamento anual inferior ou igual a R$ 360 mil;

Empresa de pequeno porte: faturamento anual > R$ 360 mil e < ou = a R$ 4,8 mi;

Empresa de médio porte: faturamento anual > R$ 4,8 mi e < ou = a R$ 300 mi;

Empresa de grande porte: faturamento anual > R$ 300 mi.

GNI lança relatório Google de Sustentabilidade dos Pequenos e Médios Veículos Locais de Comunicação – Sindijore RS

Fonte: Agência Sebrae

Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil