Pesquisa: planejamento, controle financeiro e falta de mão de obra qualificada estão no foco dos empreendedores

Pesquisa: planejamento, controle financeiro e falta de mão de obra qualificada estão no foco dos empreendedores

Segundo pesquisa, 36% dos empreendedores relataram queda no faturamento, sendo que, entre esses, 76% indicaram reduções de até 50%.

A 41ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS revelou que entre os principais obstáculos apontados pelos empreendedores do Estado no último bimestre está o planejamento do negócio, que lidera com 66% das menções, seguido pelo controle financeiro (28%), falta de mão de obra qualificada (27%) e a busca por recursos financeiros (26%).

O levantamento foi realizado entre 5 e 23 de março com 373 clientes do Sebrae RS atendidos nos meses de janeiro a fevereiro de 2025. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.

A pesquisa também trouxe um panorama sobre o desempenho dos negócios no período. Para 42% dos entrevistados, o faturamento permaneceu estável, enquanto 22% registraram crescimento. No entanto, 36% dos empreendedores relataram queda no faturamento, sendo que, entre esses, 76% indicaram reduções de até 50%.

Fonte: Agência Sebrae

Foto: Freepik

Leia mais:

Desenrola Pequenos Negócios: 120 mil empresas renegociaram R$ 7,5 bilhões